Website on global south and decolonial issues.

Emidio Josine

Nasceu em Moçambique em 1982.

Em 2004 depois de terminar a Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo, Moçambique, com a tese “KuxaKanema – Nascimento do cinema Moçambicano”. Em 2007 começou a estudar fotografia no Centro para a Educação Fotográfica em Maputo, no ano seguinte ganha o concurso nacional de fotografia patrocinado pela Associação Moçambicana de Fotografia.

Em 2009/10, Josine, trabalhou como fotojornalista no Zambezi, fez várias parcerias com artistas, coreógrafos como Maria Helena Pinto, Manuela Soueiro, Edna Jaime e HoraceMacuacua, neste âmbito realiza a sua segunda exposição com o fotógrafo Mauro Vombe.

É membro da Amocine – Associação Moçambicana de Cinema, que promove a realização e o argumento na sétima arte. Desde 2008 a fundação trabalha com os Países Baixos onde fica a OneMinute, promotora de workshops dando à nova geração de artistas filmes de um minuto. Em 2010 é convidado para o Festival em Cineport Cataguazes – Brasil, para dirigir um documentário, The Backyard expected. O filme ganhou no festival os prémios de melhor realizador, melhor produtor e melhor documentário.

Em 2010 a convite escreve o filme Nweti lobolo em Mozambique, um pequeno drama, dirigido por  Michael Mathison. O filme, que participou no último festival no Burkina Faso, recebeu o prémio para melhor mensagem social. No seu trabalho, Josine convoca as suas experiências sociais em diferentes sociedades. Em Outubro de 2011 fez uma viagem fotográfica por Amsterdão, Colónia, Da Haus e Munique com o fotógrafo Moçambicano, Ismael Miquidade e o fotógrafo Alemão, Jam Stamberg. Actualmente,  Emídio Josine, estuda cinema na Rietveld Academie, trabalha e vive em Amsterdão.

Email: emidio.josine@gmail.com

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.