Website on global south and decolonial issues.

Inês Gonçalves

Fotógrafa, viajante, é autora de vários projetos de realização documental e editorial.  Estudou Fotografia no Photographic Training Center, em Londres, frequentou o curso de Realização de Cinema Documental dos Ateliers Varan, num programa de Criatividade e Criação Artística programado pela Fundação Caloust Gulbenkinan e, em 2005, fundou a Produtora NO LAND com Kiluanje Liberdado.  

Iniciou o seu trabalho em 1988, onde integrou como fotógrafa diversos projetos editoriais, entre eles no semanário “O Independente”, as revista “K” e “Marie Claire”.    

A partir de 2005 concebeu vários projetos documentais centrados nas temáticas das migrações e da identidade cultural, e, neste âmbito, viajou durantes vários meses pela Índia, Angola e Moçambique. Deste períplo resultou o livro “GOA – História de um Encontro” em co-autoria com Catarina Portas; “Agora Luanda”, em co-autoria com Kiluanje Liberdade com textos de Delfim Sardo e José Eduardo Agualusa, assim como uma exposição realizada para o Centro Cultural Português em Luanda e para a Galeria Plataforma Revólver em Lisboa ou o livro “Moderno Tropical – Arquitetura em Angola e Moçambique”, em co-autoria com Ana Magalhães que recebeu o prémio DAM Architectural Book Award. 

Na última década viveu entre São Tomé e Príncipe e Lisboa, onde, além da exposição “São Tomé: Máscaras e Mitos”, realizada para a  na Galeria Pente 10, em Lisboa, se destaca um intenso trabalho fotográfico e documental sobre o “Tchiloli”.

No âmbito de vários trabalhos realizados para a Comunicação para o Desenvolvimento de São Tomé, foi responsável  ela Criação de uma estratégia de comunicação e produção de conteúdos para o PNASE (Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar) e o conceito básico de nutrição escolar através dos meios de meios de comunicação locais.

E a serie documental sobre os 25 Anos dos Direitos das Crianças, UNICEF – São Tomé e Príncipe.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.