Website on global south and decolonial issues.

Julieta

JulietaJulieta

“Segue os teus sonhos”, disse ela, com um olhar brilhante. “Acredita em ti porque os outros vão duvidar de ti. Fazer brinquedos era o meu sonho de infância. Trabalhei para o governo durante 21 anos. Tive dois filhos, um salário fixo, uma carreira… Mas estava infeliz, pois não gostava do que fazia. Então, após 21 anos, disse ‘Basta! Já não quero ser infeliz. Quero fazer o que amo’ e todos me disseram ‘Tás louca? Como podes sequer imaginar deixar esse trabalho? Tens uma posição privilegiada, um emprego importante, um pagamento estável, uma grande segurança e tudo. Não deixe isso para trás!’. Eu disse: ‘Não! Eu serei uma mãe feliz para meus filhos’. Deixei o meu trabalho pelo meu projeto dos sonhos… Foi dessa maneira que comecei a produzir brinquedos e segui em frente. Depois, abri esta loja que se chama ‘Era uma vez um sonho’.

É claro que este projeto passou por dificuldades. Não havia muitos produtores de brinquedos em Portugal na época em que comecei. Nem os brinquedos tinham tanta importância. Era somente um brinquedo… O que não é o caso para mim. Todos têm nomes e histórias. Este é o trabalho que amo. Sou feliz porque faço o que gosto todos os dias, sem pressão e sem ordens. E vejo rostos felizes todos os dias. As pessoas que entram nesta loja são especiais, pois sabem que os meus brinquedos são mais que mero plástico. Eles são muito mais”, diz Julieta.
“As pessoas não deviam ter medo de dar o primeiro passo. A própria vida não é assustadora? Alguém precisa de fazer uma mudança no curso da vida em certo ponto e assumir os riscos por aquilo que ama”.
Julieta celebrou os seus sessenta anos há pouco tempo. Tem feito o que ama nos últimos vinte. Viaja para a África e outros lugares sempre que pode como voluntária para ensinar pessoas a produzir brinquedos. Brinquedos cuja produção ela ensinou são feitos em diversas partes do mundo.
Conheci a Julieta quando pensava sobre que história deveria ser a primeira contada neste projeto. Espero que este relato seja fonte de inspiração para aqueles que esperam pelos dias de realizar seus sonhos, com medo de alcançá-los. Porque a história dela é a minha assim como é a tua, nossa.
Eis o link para aqueles que querem conhecer um pouco do mundo mágico que Julieta criou.

 

My Kaaba is HUMAN Stories

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.