Website on global south and decolonial issues.

Primavera na FCSH, Contra o Fascismo

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial promovido pela ONU, 21 de março será também o dia em que antifascistas que trabalham e estudam na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, assim como ex-alunos e alunas, se juntam para comemorar a Primavera.

Nos últimos dias a FCSH tem sido notícia na polémica levantada pelo adiamento de uma iniciativa. Independentemente dos argumentos sobre este adiamento, queremos reafirmar o compromisso com uma cultura de conhecimento crítico, de ensino plural e de liberdade de expressão que tem caracterizado a FCSH ao longo dos tempos e que, estamos certos, continuará a ser uma marca fundamental desta instituição de ensino.

Não seremos intimidados por grupos radicais de extrema-direita que aproveitam o momento para denegrir a faculdade e os seus diferentes órgãos legítimos de representação e de direção. Não podemos pactuar com o silêncio num momento em que ideologias fascistas e xenófobas se mobilizam para atacar o pluralismo e a democracia, componentes incontornáveis do ensino no nosso país.

Convidamos todas as pessoas que estudam e trabalham, ou que já estudaram e já trabalharam na FCSH a juntarem-se a nós no dia 21 de março, pelas 16h na esplanada da faculdade. Para que esta celebração da Primavera seja um momento de afirmação de que o fascismo não passará na FCSH.

Somos estudantes de todos os graus de ensino, actuais e ex-alunos, docentes, investigadores, funcionárias e funcionários da FCSH.

Podes ver a lista de subscritores/as, aqui.
Podes subscrever, enviando um e-mail com o teu nome para primavera.fcsh@gmail.com

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.