Website on global south and decolonial issues.

O que é este momento político?

Valentina Desideri e Denise Ferreira da Silva com Mamadou Ba

Este episódio do podcast do TBA foi gravado a partir de casa, em plena pandemia, poucos dias depois da manifestação de 6 de Junho de 2020 em que dezenas de milhares de pessoas desfilaram nas ruas de Lisboa contra a violência policial e o racismo, numa manifestação sem precedentes nas últimas décadas. Resultado de um convite feito antes ainda da vaga de protestos causados  pela morte de George Floyd, o podcast atravessa e é atravessado por este acontecimento.

Nele, usando o Tarot, isto é, perguntando às cartas, Valentina Desideri e Denise Ferreira da Silva, artistas e académicas sediadas no Canadá (mas que em janeiro haviam passado uma temporada larga em Lisboa,onde levaram a cabo um dos seus bem conhecidos no mundo das artes visuais, Sensing Salons) conversam com Mamadou Ba, militante antirracista e decolonial e dirigente do SOS Racismo. A questão que Mamadou Ba coloca às cartas, encontrada em diálogo, como se verá, é a seguinte: o que é este momento político? O que é?

Mamadou Ba parte da sua experiência na Covid 19: Campanha Antirracista de Apoio Imediato que opera, entre outros, numa série de bairros periféricos de Lisboa, como a Quinta da Torre ou o bairro da Jamaica, para referir apenas dois, para com ela refletir sobre vulnerabilidade, força, solidariedade, mudança. Esta campanha, em articulação estreita com organizações comunitárias locais, tem como principal objetivo contribuir para ampliar as redes de solidariedade que visam colmatar a quase ausência de apoio estatal a famílias negras, ciganas, migrantes e em situação de maior vulnerabilidade, particularmente fustigadas pela crise atual.

Leitura das cartas poética tanto quanto política, profética tanto quanto analítica, por ela se procura uma forma de pensamento que obrigue a um descentramento do sujeito europeu, branco. Trata-se em primeiro lugar de entender a própria articulação da questão política enquanto problema para a partir daí proceder com cautela, a partir de práticas concretas singulares. E assim, na prática política, apreender a interligação estreita entre necessidade, suficiência, solidariedade, autonomia… exercitando um processo de pensamento-acção que inclui todo o mundo. E que uma boa conversa (como esta leitura também é!) ajuda a discernir mais finamente enquanto tal.

Resta por último referir, este episódio deve ser escutado com o auxílio visual da imagem que revela as cartas comentadas na leitura. Esta, como a formulação da pergunta a que responde, vão-se desenvolvendo em tempo real, pelo que as hesitações , leituras e releituras de uma mesma carta fazem parte do processo, como se verá.

Os ouvintes são assim convidados a entrar no ritmo lento da conversa, parar para olhar para as imagens das cartas, considerando os próprios pensamentos e desvios da atenção como parte da proposta. 

ESCUTAR O PODCAST 

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.