Website on global south and decolonial issues.

Afreaka traz novo olhar sobre o continente africano

Afreaka é um site de jornalismo literário, fotografia e design que traz um lado pouco conhecido do continente africano no Brasil, fugindo dos estereótipos como fome, pobreza e passividade, e cobrindo as expressões coletivas e individuais das culturas locais – tendências, música, literatura, arte, culinária, arquitetura etc.
Para concretizar o site, que hoje traz mais de 90 reportagens, 100 ilustrações inéditas, inúmeros vídeos e fotografias e ainda uma seção de dicas para o turismo local, a jornalista Flora Pereira e o designer Natan de Aquino realizaram uma viagem de transporte público durante sete meses por oito países do sul e leste da África que revelou um continente descolado e protagonista.
O projeto, que já alcançou mais de 22 mil fãs nas redes sociais, utilizou uma maneira de financiamento que está ganhando força na rede: o crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo. E contou também com a gestão comercial da empresa Rocta. O Afreaka está organizando agora um segundo financiamento coletivo (www.catarse.me/afreaka2), para dar continuidade ao trabalho, desta vez para descobrir o que o lado oeste africano tem de bom para contar ao mundo. Serão mais seis meses de apuração, trazendo a África para ainda mais próxima do Brasil. Dessa vez, além das reportagens, o site contará com:
+ uma seção de notas e artigos,+ dicas de artistas e eventos ligados ao tema,+ um página colaborativa onde quem quiser mandar artigos sobre cultura africana, vai poder participar.
Para que o site não pare, é possível contribuir com qualquer quantidade e, em troca, ainda ganhar recompensas do projeto: fotografias, livro digital, posters, palestras, vaga em workshop e muito mais.
Para doar qualquer quantia, acesse aqui.
Exposição no Metrô de São Paulo
Durante todo o mês de agosto, o Projeto Encontros promove nas Estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Arthur Alvim do Metrô, a exposição Afreaka. A mostra traz um pouco da energia da África pelo olhar da jornalista Flora Pereira e do designer Natan de Aquino, idealizadores do site www.afreaka.com.br. Abordando um novo mundo de tendências, música, literatura, arte, culinária, arquitetura, projetos sociais, moda, cultura jovem, tradições e muito mais, a exposição Afreaka mostra informações, sensações e impressões captadas pela dupla, que desmitificam a imagem negativa do continente africano, visto internacionalmente como um lugar de fome e pobreza, e contam outro lado da história: a África cool e descolada.
Serviço:Exposição Afreaka Data: 5 a 31 de agostoLocais: Estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Arthur Alvim Horário: Funcionamento do MetrôEntrada: Gratuita
Clipagem:
Projeto que mostra “lado alternativo” da África faz sucesso e quer chegar a segunda fasehttps://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/afreaka-o-lado-alte…
Exposição no metrô de São Paulo propõe novo olhar sobre a ÁfricaModa, cultura jovem, música e literatura estão entre os conteúdos da mostra “Afreaka”, em três estações da capital paulistahttps://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/30341/exposicao+no+metro…
Exposição no Metrô revela uma África colorida e descoladahttps://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/exposicao-no-metro-revela-u…
Casal paulistano dá palestra na USP sobre viagem de oito meses pela Áfricahttps://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/06/1301673-casal-paulistano-…

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.