Website on global south and decolonial issues.

Anti-bruxaria do Sul dos Camarões no DocLisboa 2010

«Dia é tudo o que podemos ver e tocar… enquanto que a coisas da noite não se podem observar à simples vista. Só aqueles que sabem conseguem vê-las»

Na edição deste ano do Festival DocLisboa teremos a oportunidade de ver um documentário sobre a vida de um anti-bruxo do Sul dos Camarões. O filme –Dansa als esperits– é um retrato de um personagem extraordinário e um tributo à cultura Evuzok.

Para os Evuzok existem dois tipos de doenças: as «naturais» e as que vêm do mundo na noite, causadas pela bruxaria. Esta é a história de Mba Owona Pierre o ngengang –o «curandeiro». Ele lida com as doenças que vêm do mundo da noite, onde os espíritos vivem e atacam as pessoas. Pierre tem um dom especial e uma responsabilidade para com o seus conterrâneos. As rotinas diárias da aldeia –agricultura, pesca, culinária– representam o mundo do dia, onde a vida decorre pacificamente num ambiente no qual a modernidade começa a despontar. Elas falam-nos dos sentimentos, ações e necessidades básicas que nos unem a todos os humanos. Pierre escreve os seus pensamentos sobre a modernidade, a religião e a medicina, e leva-nos a presenciar o seu ritual de tratamento mais importante: a dança aos espíritos.

Sessões:
Sexta-feira, 15 de Outubro, 2010 · 21 h · Culturgest, Grande Auditório
Domingo, 17 de Outubro 2010· 18 h · Culturgest, Pequeno Auditório

Também haverá um Workshop com o realizador Ricardo Íscar no Sábado dia 16 às 11 h

Aqui pode ver-se um trailer de 3 minutos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.