Website on global south and decolonial issues.

Apresentação do livro “História e Pós-colonialismo”, de Sanjay Seth

Lançamento da segunda obra da colecção “Trânsitos” da Imprensa de História Contemporânea: “História e Pós-colonialismo. Ensaios sobre Conhecimento Ocidental, Eurocentrismo e Ciências Sociais”, da autoria de Sanjay Seth.O livro será apresentado por Luís Trindade (CEIS20 — Universidade de Coimbra) e Manuela Ribeiro Sanches (HC — NOVA FCSH / IN2PAST).
Com a presença do autor.

Acesso ao livro: https://imprensa.ihc.fcsh.unl.pt/seths2022/

Sobre o livro:

Os ensaios reunidos neste livro interpelam assuntos tão diversos como as políticas educativas dos britânicos na Índia colonial ou a revolta camponesa de Naxalbari em 1967. O livro sugere que os conceitos e as categorias através das quais procuramos compreender o mundo nasceram no decurso da história moderna europeia e foram desenvolvidas para explicar esta história, nomeadamente para fazer sentido da transformação social e intelectual a que acabámos por chamar «modernidade». E porque tais conceitos e categorias, ao contrário do que tende a ser presumido pelas disciplinas que os empregam, não transcendem as suas particularidades históricas e culturais, precisamos de os submeter a uma crítica pós‐colonial. Esta crítica implica, não a rejeição da História e das Ciências Sociais, mas o dever de, ao praticarmos as nossas disciplinas e ao mobilizarmos os nossos conceitos e categorias, cultivarmos um elevado sentido de auto‐reflexividade…

Sobre o autor:

Sanjay Seth é professor no Goldsmiths College, Londres. É autor, entre outros, de Subject Lessons — The Western Education Of Colonial India (Duke University Press, 2006) e Beyond Reason — Postcolonial Theory and the Social Sciences (Oxford University Press, 2020).

Apresentação do livro “História e Pós-colonialismo”, de Sanjay Seth | Facebook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.