Website on global south and decolonial issues.

Deus Ex-Machina

Deus Ex-Machina é um projecto independente, associado à ZDB, dirigido à formação na área da imagem em movimento, com especial enfoque na produção e consciencialização crítica da imagem, e das suas potencialidades no geral.
Não podendo hoje em dia fazer uma organização de géneros cinematográficos, mas de estilos, a escola centra-se numa lógica de conhecimento e prática através da experiência e reflexão da autoria. Outra das ideias condutoras deste projecto é a da transversalidade dos conhecimentos técnicos, com forte incidência pelos formatos ditos low-tech, até à experiência de formatos digitais de alta definição, passando pelo uso de película.
Esta experiência de diferentes metodologias (processos) e formatos contribui para uma escola que permite ao aluno ganhar autonomia para desenvolver os seus projectos a nível individual e/ou colectivo, introduzindo a possibilidade de alternativa num contexto proibitivo de produção cinematográfica cuja logística pesada se sobrepõe à criatividade.
 A par e passo com a aprendizagem e produção de objectos cinematográficos nas suas infinitas possibilidades, desenvolve-se também um trabalho de investigação e discussão, de consciência crítica localizada, o estado do mundo, um aqui e agora.
Deus Ex-Machina procura numa vertente experimental alargar os horizontes do conceito de cinema para lá das práticas mais habituais, funcionando como uma plataforma potenciadora de estratégias de conjunção de técnicas e imaginários. Dos seus objectivos fazem parte a produção de elevada qualidade artística assim como privilegiar a formação individual de valores através do debate.
Como apresentado na introdução, Deus Ex-Machina é uma plataforma com o objectivo claro de incentivar uma produção cinematográfica de qualidade assente numa metodologia autocrítica que parte da consciência da necessidade de uma estrutura de acesso livre e transdisciplinar, bem como de reinventar recursos e meios logísticos considerados indispensáveis à produção cinematográfica. 
O ensino aqui proposto, segue a intenção de criar uma produção própria assente numa plataforma sustentável com a ambição de integrar circuitos de distribuição.

Deus Ex.Machina

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.