Website on global south and decolonial issues.

Encontros com África II – Moçambique

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real, Portugal /  3-4 de Novembro

O colóquio Encontros com África II – Moçambique terá lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, nos dias 3 e 4 de Novembro de 2010, iniciativa enquadrada no âmbito do projecto Espaços e Paisagens Culturais na Ficção Africana de Língua Portuguesa do Centro de Estudos em Letras da UTAD.
Este colóquio pretende ser um momento de discussão sobre manifestações culturais, diversidade cultural, identidade, memória e sobre os diálogos que têm sido promovidos entre a cultura e os horizontes políticos e sociais moçambicanos para responder aos desafios da contemporaneidade.
A memória das antigas sociedades africanas apoiava-se na transmissão continuada de histórias, conhecimentos, princípios e valores que preservavam, entre outros, o sentido agregador da comunidade, família e vínculo à terra. A comunidade reverencia os seus ancestrais, conservando os valores de convivência que estão na memória como uma “forma de ser”, “ de pertencer”e “de participar” que é a marca identitária de uma nação.
Com a modernidade, além do contributo inestimável das artes plásticas e cénicas, a escrita, força motriz e auxiliar da cultura, apoia-se nas tradições e, conjugando o real e o imaginário, apropria-se dos recursos da oralidade para forjar uma literatura que se quer, ao mesmo tempo, expressão criativa e portadora da bandeira identitária da nação moçambicana na sua diversidade, complexidade e integralidade, pelo retrato ficcional de seus vários espaços e paisagens físicos, humanos e espirituais.
Neste momento, a nossa lista de convidados inclui o Senhor Embaixador de Moçambique em Portugal, Dr. Miguel Mkaima, a Prof. Dra. Ana Mafalda Leite, o Prof. Dr. Nataniel Ngomane, a Prof. Dra. Agnes Levecot, e os escritores moçambicanos Ungulani Ba Ka Khosa e Sulemane Cassamo.
As propostas de comunicação (título e resumo até ao máximo de 200 palavras, acompanhadas de um curto CV) deverão ser enviadas para cultura@utad.pt até 15 de Setembro de 2010.

A organização
Fernando Moreira
Orquídea Ribeiro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.