Website on global south and decolonial issues.

Exposição: A arte revolucionaria de Emory Douglas e os Panteras Negras


Esta exposição que ocupa os dois andares da Galeria propõe, através de diverso material documental e artístico uma aproximação ao Black Panther Party tomando como ponto de partida a arte revolucionária de Emory Douglas, Ministro da Cultura do Black Panther Party (desde 1967 até à dissolução do partido, em 1982).

A exposição é pontuada por inúmeros murais que ilustram o imaginário gráfico de Emory Douglas num percurso que é acompanhado de uma vasta selecção de jornais radicais, literatura referencial, cartazes, panfletos, fotografias, e outros items da época, incluindo material documental áudio e vídeo. Esta exposição, que tem como matriz referencial os Estados Unidos, aflora questões dos movimentos radicais dos anos sessenta e inicio de 70, as reivindicações e os direitos civis da comunidade afro-americana, o BPP – a sua ideologia, programas sociais e relações internacionais (com destaque para os eventos que dizem respeito aos movimentos de libertação luso-africanos), o Black Arts Movement e finalmente uma selecção de material gráfico tal como cartazes e o jornal dos Panteras Negras do qual Emory foi responsável gráfico e onde semanalmente mostrava um novo trabalho.

O imaginário gráfico de Emory Douglas marca uma ruptura com a representação dos negros feita pelos media da época, que se dividiam entre a total exclusão e a reprodução de estereótipos sociais de inferioridade. As ilustrações de Emory Douglas devolvem ao negro a condição de sujeito agente da sua determinação identitária e do destino da sua comunidade.  A par da função de empowerment, as imagens criadas por Emory Douglas ilustram as condições sociais que faziam da revolução uma necessidade urgente, retratando a pobreza e a repressão, a que se contrapunha a acção social de apoio desenvolvida pelos Panthers.

Galeria Zé dos Bois R.Barroca, 59.1200-047 lx portugal t + 351213430205 – www.zedosbois.org   zdb@zedosbois.org

De 4 de Março a 4 de Junho

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.