Website on global south and decolonial issues.

Guineenses na China

O primeiro livro de fotografia a ser publicado pela Efeitos Secundários, uma editora independente com sede em Lisboa (Portugal).

As fotografias apresentadas no livro são da autoria de José João Silva, 38, que viajou para a Guiné-Bissau na África Ocidental para explorar equestionar os limites da verdade e da objetividade, do colonialismo e do intercâmbio intercultural, da arte e do jornalismo.

“Nas últimas décadas, as notícias que chegam de Guiné-Bissau são exclusivamente sobre o tema da guerra e da droga. Como resultado, nós no hemisfério norte temos noções muito vagas sobre o cotidiano das pessoas que por lá vivem. Contrastando com a relação “Ocidental” com a Guiné-Bissau, a presença da China em Bissau é tão forte que parecia apropriado usar esta recente influência “Oriental” e transformá-la numa ficção revertida. Os cenários fabricados em Guangzhou foram um desafio para todos nós e adicionaram uma textura surreal e intrigante ao projeto.”
“GUINEENSES NA CHINA” está dividido em duas partes:
A primeira parte mostra uma coleção de 55 fotografias encenadas e acompanhadas por legendas fictícias. A segunda parte explica o processo de produção com fotos de adereços e da equipa, incluindo um diário e uma carta que analisam e refletem sobre o espírito divertido e culturalmente rico da paisagem social de Bissau.
“Tive vontade de fazer algo com uma abordagem histórica e fui atraído pela relação intensa entre a China e África. Por outro lado, queria também afastar-me da geometria estilística que tradicionalmente percorre o meu trabalho.”

 
Em 02 de fevereiro, “GUINEENSES NA CHINA” fez o seu primeiro lançamento público na livraria Sá da Costa no centro de Lisboa, com umaprimeira edição de 500 exemplares e já está à venda em Lisboa e Los Angeles.
Mais info em ejiputo.com
Apresentação no Câmara Clara de 9-3-2012 (minuto 03:35)

 

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.