Website on global south and decolonial issues.

maputo-maputo – um regresso na áfrica austral

6 MAI a 1 JUN, técnica mista, por Gonçalo Antunes, organização Associação Arte à Parte, BRAGA

Trata-se de uma exposição da autoria do antropólogo e artista Gonçalo Antunes, que tem por base uma viagem realizada na África Austral, entre Novembro de 2009 e Janeiro de 2010. “Maputo-Maputo” conta a história dessa viagem através de uma combinação de meios artísticos e narrativos. Resulta de um investimento do autor na viagem como prática e como tema. Entendida num sentido mais vasto do que o de simples deslocação, a viagem possibilita a experiência de contacto e de constituição de quotidianos em locais diversos que, por sua vez, são recolhidos em fragmentos e reinscritos em diários, fotografias e desenhos. A exposição é acompanhada de um catálogo prefaciado pelo antropólogo africanista Fernando Florêncio.

GONÇALO ANTUNES licenciou-se em Antropologia pela Universidade de Coimbra (2004) e fez um mestrado em Antropologia e Desenvolvimento no Goldsmiths College em Londres (2007). Tem tido diversas experiências pessoais e profissionais em vários países, como Espanha, Timor, Brasil, Moçambique. Tendo como prática recorrente o desenho e a composição de diários de viagem, este é o seu primeiro projecto público.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.