Website on global south and decolonial issues.

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES EM DEBATE – LISBOA

9 de Junho, 5ª feira, 21h30 | Casa do Brasil* | Lisboa | uma iniciativa Buala e Xerem 


O Festival Ver e Fazer Filmes é realizado no Brasil pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e pelo Instituto Cidade de Cataguases. É uma edição do CINEPORT – Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa, cujo formato direcionado para a competição do cinema profissional em português, alterna com este que tem um enfoque maior na formação e no processo.
Em 2010, o Festival movimentou em Cataguases (Minas Gerais), no período de 3 a 14 de Agosto, a produção de curtas-metragens de ficção e documentários, fóruns com especialistas, acções de intercâmbio entre jovens da região, oficinas preparatórias, exposições, teatro e shows musicais. A cidade foi palco de uma animada disputa que envolveu duas universidades e cinco equipas de jovens do Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal, este último representado pelos três jovens lacobrigenses Jorge Rocha, Lia Ramos e Sérgio Moreira.
Mais informações sobre o festival 
Esta apresentação em Lisboa irá mostrar os documentários produzidos durante o Festival e pretende não só exibir os filmes, mas também compreender e gerar debate em torno do processo de criação artística que preside estes Festivais. Assemelhando-se a um modelo de residência artística em cinema, tal estrutura impulsiona o realização de filmes em formato intensivo e, pela sua natureza, acolhe e estimula criativos dos países de Língua Portuguesa, que se debatem com grandes assimetrias nas suas respectivas produções cinematográficas.
A apresentação dos filmes será complementada por um momento de conversa com o crítico de cinema António Loja Neves.

Aceda ao programa

*Casa do Brasil, Rua Luz Soriano, Bairro Alto 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.