Website on global south and decolonial issues.

Propostas projectos Arte, Cidade e Desenvolvimento

Projecto de criação artística para o espaço público. Está aberta a fase de recepção de propostas para TERRA², projecto de criação artística para o espaço público a partir dos temas da ecologia, biodiversidade, aquecimento global e vivência sustentável das cidades.Deadline para entrega: 24h00 do dia 21 de Março.

Transforma integra a rede de programação europeia IMAGINE 2020, Art and Climate Change, constituida com o objectivo de apoiar o trabalho artistico que investiga as causas e os efeitos das alterações climáticas e que, assim, procura provocar mudanças no sector cultural e na sociedade em geral. No âmbito do ciclo programático sobre a Abundância, o Teatro Maria Matos junta-se à Transforma na organização de um programa de desenvolvimento artístico sobre temas ligados à ecologia, à biodiversidade, aoaquecimento global e à vivência sustentável das cidades, para criadores portugueses e estrangeiros, interessados em criar um projecto artístico para o espaço público, nas áreas da instalação, dohappening, da live art e da performance.

De forma articulada, serão facilitados diversos meios de produção a cinco projectos artísticos, e promovida tutoria de especialistas das áreas da Ciência e da Tecnologia aos seus criadores (cinco tutores — um por projecto). Com estes cruzamentos, pretende-se potenciar a pertinência e o valor das propostas a conceber, através da introdução de conhecimento técnico especializado sobre as temáticas referidas no processo de criação artística. Do percurso de trabalho delineado consta ainda a documentação dos processoscriativos através da colaboração de um documentalista (a definir) e ainda um período de residência na Transforma, em Torres Vedras, para formalização dos projectos no espaço público (não site-specific). Os resultados finais serão apresentados em Lisboa e em Torres Vedras.

+info email

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.