Website on global south and decolonial issues.

Roça Língua

O Roça Língua vai reunir, durante a semana de 1 a 8 de Novembro 2011 (em simultâneo com a Bienal Internacional de Artes de S.Tomé), escritores, actores, cantores e jornalistas de países falantes do português para produzirem um livro, actuarem, conviverem e darem a conhecer a sua obra e aspectos criativos, contribuindo para o intercâmbio, valorização e promoção da Língua Portuguesa, tendo S. Tomé e Príncipe como contexto criativo e nos jovens o público-alvo. 

Desejamos partilhar o universo reflexivo da escrita em comunidade e em relação com o lugar se dá o encontro. Resgatar um património que vive de cruzamentos históricos nem sempre pacíficos mas cuja complexidade interessa perceber e questionar. 

Para isso vamos seguir percursos da ilha, tendo em conta a história de S.Tomé como entreposto cultural. Haverá mesas redondas, oficinas de escrita criativa, de jornalismo cultural, de teatro e de contadores de estórias, intervenções em vários espaços da cidade de S.Tomé e na roça S. João em Angolares. Haverá actividades culturais, espectáculos de teatro e concertos. Uma grande festa da língua!

Cada escritor compromete-se a escrever, nesta residência artística, um conto ambientado em São Tomé, nomeadamente a partir de histórias relacionadas com as estruturas das roças de Cacau. O conjunto dos contos será publicado num livro intitulado ROÇA LÍNGUA, com ilustrações do artista santomense René Tavares. Será também rodado um documentário sobre o 1º ROÇA LÍNGUA, da autoria de Elvis Veiguinha. E muitas outras surpresas. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.