Website on global south and decolonial issues.

“Ventos de Mudança” no mundo colonial no mundo colonial: as Nações Unidas, Portugal e as Independências africanas

Seminário internacional

O Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL em parceria com Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora co-organizam o seminário ‘Ventos de mudança no Mundo Colonial: as Nações Unidas, Portugal e as independências Africanas’.

“Juntando especialistas das descolonizações europeias e investigadores mais jovens, o seminário discutirá o impacto destes acontecimentos e dinâmicas nos impérios europeus, e, em paralelo, uma mesa redonda reunindo vários estudiosos da África contemporânea fará o balanço de cinco décadas de independências no continente”

“1960, o ano em que Harold Macmillan cunhou a célebre expressão “os ventos de mudança” foi um ano charneira na história da África contemporânea. Treze antigas colónias da França, Bélgica e Reino Unido acederam á independência, o massacre de Sharpeville na África do Sul despertou a opinião mundial para a realidade do apartheid e, em Dezembro, a Assembleia-Geral da ONU aprovou um conjunto de resoluções apelando ao fim do sistema colonial. De caminho, a Guerra Fria ia-se instalando no continente africano graças à caótica transição no Congo belga e à luta pela influência que as duas superpotências aí travavam.” 

+ informações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.