Website on global south and decolonial issues.

Plant Revolution! em Guimarães

Flag Cloud word rain, Peter ZinFlag Cloud word rain, Peter Zin

Num futuro não muito distante, as plantas dominarão o planeta tornando-o num Universo vegetal. Estes seres sencientes sobreviverão resilientes às transformações planetárias, disseminando as suas raízes por toda a crosta terrestre como um grande organismo que prolifera em múltiplas dimensões. O que pensarão estas plantas quando olharem para trás e reflectirem sobre a forma como nos relacionávamos com elas? E o que poderemos nós agora aprender com as plantas neste momento de crise planetária?

Richard Lowenberg, Bio-Dis-Plays - The Frogs' Brain 1971-1978Richard Lowenberg, Bio-Dis-Plays – The Frogs’ Brain 1971-1978

Pensando a relação do humano com as plantas, esta exposição explora diferentes narrativas de mediação tecnológica do reino vegetal. O estudo das plantas como infraestrutura tem suscitado interesse entre a comunidade científica ao longo dos últimos séculos, inspirando gerações de investigadores, bem como o desenvolvimento de tecnocosmologias e sistemas cibernéticos. Profundamente influenciadas pelo conhecimento das plantas sagradas, gerações de tecnoutopistas na Califórnia têm vindo a debater a senciência das mesmas, demonstrando grande curiosidade pela cognição expandida das plantas e estimulando o aparecimento de áreas como a biomimética. Por outro lado, a subalternização das plantas pela indústria alimentar e pela geoengenharia tem criado divergências genéticas que afectam a sua fertilidade, gerando uma condição de dominação militarizada e desigual. Como resposta, têm surgido comunidades resilientes por todo o mundo baseadas em filosofias indígenas e no pensamento agroecológico, criando espaços de resistência que visam à coabitação equitativa. 

Plant Revolution! reflecte sobre o encontro interespécies, perguntando o que acontecerá quando dissolvermos as fronteiras entre o parasita e o hospedeiro. Acreditando na continuidade entre seres e o ambiente, esta exposição incluirá trabalhos que exploram formas de recuperação política, estimulando um imaginário emancipatório e lançando novos vocabulários para pensar o planeta, para além da divisão do mundo natural.

Curadoria de Margarida Mendes

Com a participação de Agência, Alexandre Estrela, Comunidade de artesãs Mujeres de la Resistencia EZNL, Diogo Evangelista, Filipa César, inhabitants, Joachim Koester, Joana Escoval, Knowbotiq, Maria Thereza Alves, Paulo Tavares, Pedro Neves Marques, Peter Zin, Regina de Miguel, Richard Lowenberg, Suzanne Treister, Terence McKenna, Teresa Castro, e textos de Amin Ahmet Mutawa, Erik Davis, Fernando Garcia Dory.

Memory of the Earth - Paulo TavaresMemory of the Earth – Paulo Tavares

CONFERÊNCIA 19 OUT — 17H00 A PLANTA MEDIADA TERESA CASTRO

Será a planta inteligente uma planta necessariamente mediada pela técnica – e em particular pelas tecnologias visuais? Poderá a técnica convidar-nos a repensar o nosso lugar no mundo e a relação com as plantas?

Teresa Castro é Professora associada em teoria das imagens no departamento de estudos cinematográficos da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Foi investigadora no Museu do Quai Branly, em Paris, e no Instituto de História da Ciência Max Planck, em Berlim. Parte das suas pesquisas atuais concentram-se sobre cinema, animismo e ecocriticismo.

PERFORMANCE 20 OUT — 12H00 ASSEMBLEIA (PLANT REVOLUTION!)

Assembleia (Plant Revolution!) debaterá Thing 000777 (Da Vine), uma controvérsia entre o Centro Internacional de Lei Ambiental (CIEL), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazónia Brasileira (COICA), a Coligação do Povo Amazónico e seu Ambiente, e o Departamento de Patentes e Marcas Comerciais dos E.U.A. (USPTO), acerca de uma patente de ayahuasca. Para iniciar o debate do caso estará presente um grupo de especialistas, incluindo o fitoterapista e curandeiro Alberto Suarez Chang, a ecologista Joana Rafael, a psicóloga Maria Carmo Carvalho, a antropóloga Rita Natálio, entre outros.

mais informação

Suzanne Treister HFT The Gardener 2014-15Suzanne Treister HFT The Gardener 2014-15

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.