Website on global south and decolonial issues.

Diálogos com Ruy Duarte de Carvalho – painel VII Labores e diálogos

Durante os dias 10 e 11 de dezembro de 2015, teve lugar, na galeria Quadrum, o colóquio Diálogos com Ruy Duarte de Carvalho, integrado no ciclo Paisagens Efémeras. Publicamos as comunicações, antecipando a futura publicação online dos artigos resultantes do colóquio. 

Inês Ponte, Marta Lança e Ana Balona de OliveiraInês Ponte, Marta Lança e Ana Balona de Oliveira

 

Dia 11 – Labores e diálogos VII

 

Moderação – Marta Lança 

 

Inês Ponte. Conhecer e animar o arquivo de RDC. 

Nesta apresentação discuto questões levantadas durante o processo de inventariação do espólio do Ruy Duarte de Carvalho, um legado que percorre várias áreas, cinema, antropologia, literatura, e um processo de pesquisa e trabalho peculiar, para além do seu tempo longo.

 

Ana Balona de Oliveira. Diálogos artísticos, transdisciplinares e intergeracionais: práticas artísticas contemporâneas e o imaginário de Ruy Duarte de Carvalho.

Esta apresentação examinará, a partir do contexto curatorial de Uma Delicada Zona de Compromisso, a forma como vários artistas contemporâneos de Angola e da diáspora dialogaram com o imaginário da obra multifacetada de Ruy Duarte de Carvalho, incluindo mesmo uma imersão no arquivo que constitui o seu espólio. 

 

Escutar aqui

 

Inês Ponte (Lisboa, 1979) é antropóloga visual. É Doutorada em Antropologia Social com meios Visuais pela Universidade de Manchester, Reino Unido (2015), Pós-graduada em Realização de Documentário pela Universidade Lusófona (2006) e Licenciada em Antropologia Social pelo ISCTE (2003). Foi bolseira de doutoramento da FCT (2010-2014), trabalhou como investigadora em contextos etnográficos (Angola, 2012 e Brasil, 2004) e em contextos museológicos em Portugal, sobre várias geografias (Índia e Angola, 2009, 2006). O seu trabalho tem cruzado a investigação com o vídeo documentário, onde tanto tem desenvolvido projectos seus como colaborado em equipas transdisciplinares. Apoio à escrita, pesquisa, produção, montagem e realização de vídeo tem sido as suas áreas de maior actuação tanto em Portugal, Índia, Brasil, Angola ou Reino Unido.

contacto lugardistante@gmail.com 

 

Ana Balona de Oliveira (PhD, Courtauld Institute of Art, University of London, 2012) é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa, e professora assistente no Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres, onde defendeu a sua tese de doutoramento sobre a obra da artista portuguesa e sul-africana Ângela Ferreira (Maputo, Moçambique, 1958) e noções de deslocação, hibridez e ‘unhomeliness’. A sua investigação actual centra-se em narrativas de império, anti- e pós-colonialismo, migração e globalização na arte contemporânea de espaços ‘lusófonos’ e outros. Recebeu bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal). Leccionou em várias instituições no Reino Unido e em Portugal e publicou vários artigos sobre identidade e diferença, deslocação, migração e globalização na arte contemporânea (Third Text, Mute, Fillip, Aniki). Coordena a linha de investigação ‘Visual Culture, Migration and Globalization’ no Centro de Estudos Comparatistas (CEC-CITCOM-Dislocating Europe) e é membro do grupo ‘Contemporary Art Studies’ no Instituto de História de Arte (IHA-CASt). É curadora independente, tendo recentemente comissariado a exposição individual ‘Ângela Ferreira: Monuments in Reverse’, no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura em Guimarães, e co-comissariou ‘Uma delicada zona de compromisso’.

contacto  anabalonoliveira@yahoo.com 

 

 

Organização: BUALA / Marta Lança /Parceria estratégica: AFRICA.CONT/CML e EGEAC-Galerias Municipais / Colaboração: Centro de Estudos Comparatistas – FLUL e Gulbenkian, Ana Paula Tavares, Manuela Ribeiro Sanches / Exposição Uma delicada zona de compromissoCuradoria: Ana Balona Oliveira, Inês Ponte e Marta Lança Organização: BUALA Parceria estratégica: AFRICA.CONT/CML e EGEAC-Galerias Municipais  Desenho da exposição: Pedro Castanheira | Design gráfico: Ana Teresa Ascensão | Produção: Marta Lança Agradecimentos: José António Fernandes Dias, Paula Nascimento, João Rapazote, João Mourão, Rute Magalhães, Luhuna Carvalho, Eva Carvalho, Luís Mouro, André Pires, Manuel Wiborg e Micael Espinha. Galeria Quadrum Rua Alberto de Oliveira Palácio dos Coruchéus

Ver galeria 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.