Website on global south and decolonial issues.

Namibe vasto

Namibe vasto é um belo livro de fotografias de Jorge Ferreira “sobre paisagens, gentes, animais e plantas da província do Namibe”, com texto e legendas de Cristina U. Rodrigues e design gráfico do João Ribeiro Soares. Trata-se do primeiro volume de um projecto deste autor sobre as dezoito províncias de ANGOLA, com a intenção de procurar o que é único em cada uma delas, o que permaneceu da história antiga e o sobretudo aquilo que permanece actual.

A boa qualidade das fotografias não se impõe à paisagem, mantém-se rendida à qualidade dela,” escreveu Ruy Duarte de Carvalho”1 referindo-se ao DVD Diário do Deserto- Namibe 2009, de minha autoria, que inclui fotografias do Jorge Ferreira. É esta atitude que caracteriza o “olhar” do Jorge, ao qual posso juntar o entusiasmo pela descoberta: do que é belo, do que é alegre, do que é positivo em Angola. É por isso que, quando caminhamos por este vasto Namibe através do livro do Jorge Ferreira, há uma imensa tranquilidade que nos é transmitida. Essa tranquilidade é reforçada pelo texto da Cristina U. Rodrigues.

“São várias as combinações de areia e rocha, com diferentes formatos e tonalidades. A visão do horizonte, espaço aparentemente desabitado, causa também sensações e associações diversas: vazio, liberdade, quietude, solidão, plenitude. Está sempre disponível para a interpretação do viajante. Para os habitantes do deserto é a casa.”

Para além do aspecto documental que é objectivo deste livro e do projecto em que se insere, salienta-se o facto do Jorge Ferreira ser um comunicador e essa qualidade, que se advinha nalgumas fotografias cujo tema são as pessoas, esperamos que vá ganhando importância crescente nos seus próximos livros.

De salientar ainda o facto da imagem de Angola que o Jorge Ferreira nos parecer querer transmitir fugir do estereotipo dos safaris fotográficos e apostar numa visão da actualidade, das actividades, edifícios e diferentes formas de vida que, juntamente com as paisagens, vai encontrando no caminho. Este facto e a boa qualidade gráfica do livro fazem-nos esperar com expectativa os próximos volumes. 

No prelo está já o livro sobre o Kwanza Sul com texto da Ana Paula Tavares e uma viagem pelo Cunene de preparação do livro seguinte. Parabéns e Boas Viagens!

 

  • 1. Prefácio do livro “Viagem no Deserto, Namibe Angola” de autoria de Cristina Salvador e Cristina U Rodrigues.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.